Violência contra a mulher
Série: 3º ano
Turma: B
Turno: Matutino
Disciplina: Educação Física
Componentes:
Violência contra a Mulher
Trabalho apresentado como exigência da disciplina de Educação Física, ministrada pelo professor Gurita, do
Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.
05 de dezembro de 2012
Ilhéus – BA
Tipos de violência contra a mulher
A violência contra as mulheres assume muitas formas – física, sexual, psicológica e econômica. Essas formas de violência se inter-relacionam e afetam as mulheres desde antes do nascimento até a velhice. As mulheres que experimentam a violência sofrem uma série de problemas de saúde, e sua capacidade de participar da vida púbica diminui. A violência contra as mulheres prejudica as famílias e comunidades de todas as gerações e reforça outros tipos de violência predominantes na sociedade. A violência contra a mulher continua a se manifestar de várias formas e com diferentes graus de severidade. Estas formas não se produzem isoladamente, mas fazem parte de uma sequencia crescente de episódios, do qual o homicídio é a manifestação mais extrema. Os tipos principais de violência contra a mulher mais frequentes no país são:
Violência física – Qualquer ação ou omissão que coloque em risco ou cause dano à integridade física de uma pessoa. Esta violência se dá por meio de empurrões, beliscões, queimaduras, mordidas, chutes, socos ou, ainda, pelo uso de armas brancas como facas, estiletes, móveis, etc. ou armas de fogo.
Violência sexual – Qualquer ação que obriga uma pessoa a manter contato sexual, físico ou verbal, ou a participar de outras relações sexuais com uso da força, intimidação, coerção, chantagem, suborno, manipulação, ameaça ou qualquer outro mecanismo que anule ou limite a vontade pessoal. Considera-se como violência sexual também o fato de o agressor obrigar a vítima a realizar alguns desses atos com terceiros. Este tipo de