Violência contra a mulher
Um de seus trunfos como destino turístico é o clima: o país pode ser visitado durante praticamente o ano todo.
A história do México é muito rica e interessante: foi lá que floresceram duas das mais importantes civilizações das Américas, a asteca (destruída pelos espanhóis) e a maia. No passado recente, o país foi cenário de revoluções e guerras; quando o país perdeu uma gigantesca área que acabou sendo anexada aos Estados Unidos.
A Cidade de México (ou Ciudad de México, O Distrito Federal) é interessantíssima. Além da arquitetura barroca espanhola existem espalhado por toda a Ciudad de México inúmero ruínas pré-colombianas. É uma cidade que tem igualmente uma vida noturna animadíssima, e uma infra-estrutura turística bem adequadas, com inúmeros restaurantes e hotéis e diversas opções de hospedagem, das mais sofisticas às mais simples.
Da Ciudad de México há vôos diretos para Cancún, uma preferência dos brasileiros. Além de belíssimas praias, Cancún tem excelentes hotéis e bons restaurantes, além de espetaculares ruínas pre-hispânicas. A hospedagem em Cancún, por ser um lugar muito turístico é um pouco mais cara do que em lugares como Puerto Escondido e outros, que estão sendo incluídos apenas recentemente nos roteiros de turismo no México.
Para outras cidades do México, como Puebla (veja o site oficial de turismo de Puebla (www. turismo puebla.com.mx), Guanajuato e Oaxaca é fácil ir de ônibus. São cidades históricas, particularmente interessantes por sua arquitetura colonial. (Veja o texto de Tatiana Vilhena no Guia On-Line sobreOaxaca). Em todas essas cidades há boas opções de hospedagem, pensões e hotéis de todos os tipos. (Os custos de