Violência contra Mulher
Faculdade de Monte Alto
ANA PAULA M. GUERREIRO
GABRIELA CRISTIANE DA SILVA
LUANA SOARES
MARIA JOSÉ WADA THAÍS DE OLIVEIRA LOPES
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
MONTE ALTO, SP
2013
INSTITUTO EDUCACIONAL DE MONTE ALTO
Faculdade de Monte Alto
ANA PAULA M. GUERREIRO
GABRIELA CRISTIANE DA SILVA
LUANA SOARES
MARIA JOSÉ WADA THAÍS DE OLIVEIRA LOPES
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
Trabalho apresentado a Faculdade de Monte Alto, como parte dos requisitos necessários para a aprovação parcial a disciplina de Ética, Educação e Direito do curso de Pedagogia, sob orientação da professora Regina Helena S. Marques.
MONTE ALTO, SP
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A violência é um comportamento que causa lesão a outra pessoa. Nega-se autonomia, integridade física ou psicológica e até mesmo a vida de outro. É o uso excessivo da força. Definindo-se como o uso excessivo de poder sendo por vezes abusivo, de maneira, que a força utilizada pode ferir fisicamente e psicologicamente, torturar e até matar. A violência se manifesta por meio da opressão e do abuso da força. Ocorre do constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer ou deixar de fazer um ato qualquer. Existem diversas formas de violência, contudo neste trabalho, discutiremos sete tipos de violência: Violência física, Violência sexual, Violência psicológica e moral, Violência patrimonial, Violência intrafamiliar/violência doméstica, Violência conjugal e Violência institucional.
Como base do tema, utilizou-se também neste trabalho, a Lei Maria da Penha, criada em 2006 para punir as agressões contra a mulher.
A violência contra mulheres constitui-se em uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e à integridade física, tanto na parte pública como na