violência contra mulher
SERVIÇO SOCIAL
JACIARA NASCIMENTO DA SILVA
VIOLENCIA PSICOLOGICA CONTRA A MULHER
arra-BA
Barra - BA
2013
JACIARA NASCIMENTO DA SILVA
VIOLENCIA PSICOLOGICA CONTRA A MULHER
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Oficina de Formação;Estatistica e Indicadores Sociais Metodologia da Pesquisa Cientifica Processo de Trabalho e SSOC Oficina de Formação-Tecnologia da Informatica.
Professores:Heleanara Regina Sampaio,Rodrigo Trigueiro,Amanda Boza,Rodrigo Zambon
Barra-BA
2013
INTRODUÇÃO
A violência contra as mulheres é um fenômeno universal que atinge todas as classes sociais, etnias, religiões e culturais,é qualquer conduta - ação ou omissão - de discriminação, agressão ou coerção, ocasionada pelo simples fato de a vítima ser mulher e que cause dano, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral, psicológico, social, político ou econômico ou perda patrimonial.
A violência psicológica contra a mulher vem ganhando impulso,principalmente na década de 90, com a luta dos movimentos feministas. Atualmente, a Lei11.340/2006, ou Lei Maria da Penha, contribui para impedir que os atos e agentes da violência continuem a tratar a mulher de maneira indigna. Percebe-se que a ausência de programas de proteção social às mulheres, vítimas de agressão, submete este segmento à condição de vulnerabilidade social. Violência é um abismo com marcas profundas, especialmente a agressão emocional, pois deixa marcas na alma, causando talvez um trauma por toda a vida. A violência contece principalmente no espaço intra familiar. Esse fato dificulta muito mais a suadivulgação diante as várias demandas de queixas fornecidas pelas mulheres nas Delegacias de Mulheres. É uma violência silenciosa, pois a