Violência aos Professores.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ADRIANA DA SILVA SANTOS RGM: 0808
PESQUISA: A VIOLÊNCIA CONTRA OS PROFESSORES.
SUZANO – SP
2014
ADRIANA DA SILVA SANTOS RGM: 0808
PESQUISA: A VIOLÊNCIA CONTRA OS PROFESSORES.
Trabalho para obtenção de nota parcial na disciplina de Antropologia, do Curso de Administração, sob orientação do Professor Fabiano Roxo.
SUZANO - SP
2014
PESQUISA: A VIOLÊNCIA CONTRA OS PROFESSORES.
A VIOLÊNCIA.
Os casos cada vez mais freqüentem denunciam a crescente violência na sociedade. Em algumas circunstâncias o convívio com o fenômeno se tornou naturalizado, tanto que foram incorporados no cotidiano, modos de enfrentamentos “consensuais” para as situações violentas, por exemplo, não é conveniente permanecer com os vidros abertos enquanto parado no sinal de trânsito. Porém, a violência não se manifesta apenas através de crimes dessa natureza, pode-se observar o fenômeno nas questões de gênero, nas relações políticas, nas discussões raciais, enfim, em diversas circunstâncias sociais e interpessoais e inclusive, nas situações escolares.
A escola não consegue impedir que a violência se manifeste em seu interior, ela interage em todos os sentidos com a sociedade e acaba por absorver também os fenômenos que se alastram em outras esferas sociais. Quase diariamente, diferentes meios de comunicação divulgam atos de violência cometidos dentro das escolas, essa violência não aparece apenas no plano físico, mas também psíquico e moral através do desrespeito e da violação dos direitos humanos. As agressões físicas e verbais entre os alunos, entre professores, a invasão de “gangues”, o narcotráfico, têm sido elementos presentes nas escolas, causando insegurança, medo, perplexidade e angústia aos alunos, professores, diretores e pais (ZALUAR, 1992, 2002; GONÇALVES e SPOSITO, 2002).
O