violência professor/aluno
2- Identifique as razões que promovem a violência nas escolas
Avaliar a violência professor-Aluno vai além dos muros das escolas ou das paredes das salas de aula.
A violência é algo muito comum na cultura social de hoje. A sociedade está violenta e essa violência se reflete em todos os ambientes.
É claro que nas escolas, lugar de educação por objetivo, ela não deveria existir, mas considerando que os alunos vindos de sua cultura de violência, trazendo seus conflitos internos para dentro da escola acabam por externalisar nas salas de aula sua agressão, sua revolta e mesmo seu modo de ser mais rude, enquanto que os professores, muitas vezes não preparados para lidar com agressões verbais, mesmo porque muitas vezes também trazem consigo sua história de insucessos e não conquistas, descontam suas iras naqueles em quem deveriam por obrigação de sua função orientar para a boa educação.
Em escolas de periferia em especial, essa violência se faz comum não porque se é permitido, mas porque muitas vezes é a única forma de comunicação dos alunos, que em casa estão acostumados a verem seus pais se agredindo, seus vizinhos se matando, e nada acontecendo para que se melhore sua situação de existência, sua vida. Se crescem neste meio, porque não reproduzirão o que vivenciam em casa nos demais ambientes que freqüentaram? Estão acostumados com a sociedade do olho por olho e dente por dente, e não aceitam quando alguém tenta oferecer algo diferente: uma palavra amiga, uma voz mais tranqüila, uma ajuda emocional... é aí que se inicia essa violência, na maioria das vezes por uma palavra mal colocada de um colega ou mesmo do próprio professor que em sua ânsia de resolver os conflitos, acaba piorando a situação.
Uma das grandes razões para que essa violência se torne um ciclo vicioso, é o próprio sistema educacional e mesmo o ECA que garante os direitos dos alunos sem que aja uma punição severa ao menor