biologia
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS 4
3. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS 5
4. EMBASAMENTO TEÓRICO 6
5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 9
6. RESULTADOS EXPERIMENTAIS E ANÁLISE DOSRESULTADOS 10
7. CONCLUSÃO 11
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
ANEXO A: MEMÓRIA DE CÁLCULO 13
INTRODUÇÃO
Roldanas, também conhecidas como polias, são discos escavados com certaespessura que podem girar em torno de um eixo em seu centro. Elas podem ser colocadas em um sistema, de duas formas: fixas ou móveis.
As roldanas do tipo fixas têm seu eixo ligado a um suporte. Sua função éa de inverter o sentido da força aplicada.
As roldanas móveis apresentam uma vantagem diferente: permitem reduzir à metade a força necessária para deslocar certa massa.
Geralmente, um conjunto deroldanas móveis e fixas forma máquinas simples, com vantagem mecânica adequada à finalidade de aplicação.
A força que se aplica à máquina para fazê-la funcionar é denominada força motriz. E a forçaque, mediante a máquina, se deve equilibrar ou deslocar, recebe o nome de força resistente ou resistência.
Vantagem mecânica é a razão entre as duas forças: motriz e resistente. De um modo geralvisa-se uma vantagem mecânica maior que 1. Isto é, visa-se, por meio da máquina, deslocar ou equilibrar a força resistente por meio de uma força motriz menor que ela. Isto, porém, não é obrigatório; hámáquinas em que a vantagem mecânica é menor que 1. Tais máquinas justificam o seu emprego pela comodidade com que permitem realizar certo trabalho.
OBJETIVOS
* Concluir que a roldana fixamodifica a direção e o sentido da força aplicada;
* Concluir que a roldana móvel modifica o módulo da força aplicada, podendo também, alterar a sua direção e o sentido desta força;
* Determinar avantagem mecânica das máquinas simples – roldana fixa e roldana móvel.