papel do professor na prevenção da violência escollar
6008 palavras
25 páginas
INTRODUÇÃOAs crianças entram para escola cada vez mais cedo por diversos motivos e o principal deles é a mudança social que o mundo globalizado nos impõe. Este ingresso faz com que a criança desenvolva a fase do egocentrismo já no espaço escolar e os educadores precisam estar preparados para lidar com este tipo de comportamento.
A violência surge em contextos e em situações bem conhecidos, como por exemplo, na sala de aulas em disputa por algum objecto.
Pretende-se com este trabalho, fazer uma breve abordagem sobre os fenómenos da violência exercidas por jovens e adolescentes no espaço escolar, suas causas e consequências no ensino-aprendizagem. Busca-se compreender se o meio onde estão inseridas, que é a comunidade escolar, proporciona ou não condições para o desenvolvimento de tais atitudes.
Serão alvo de análise nesta pesquisa, a família e a escola. Nesta ultima, pretende-se investigar, o papel da educação na sociedade numa perspectiva histórica para verificar o fenómeno da violência nos dias actuais. Serão também apontadas as causas da violência, sua prevenção e como o educador, enquanto profissional qualificado, poderá agir na prevenção do fenómeno em questão.
Os objectivos traçados para este estudo serão analisados com base nas ideias de diferentes autores pesquisados buscando uma compreensão que possa contribuir de forma a diminuir o problema da violência, a prevenção e o melhor caminho para se chegar a resultados cada vez mais satisfatório,
A violência que as crianças, adolescentes e jovens exercem, é antes de tudo, a que seu meio exerce sobre eles COLOMBIER et al. (1989). A criança reflete na escola as frustrações do seu dia-a-dia.
Como local de desenvolvimento da pesquisa escolheu-se a escola do ensino secundário do I ciclo 10 de fevereiro Benguela localizado no Bairro da Cambanda Zona A. O presente estudo justifica-se ainda por considerar um tema de suma importância para o bem estar físico,