Violeta que desaparece
Água;
Vinagre incolor;
Água oxigenada de 10 volumes;
3 copos;
2 comprimidos de permanganato de potássio.
Procedimento
Para começar, coloque a água, o vinagre incolor e a água oxigenada de 10 volumes cada um em um dos três copos que você separou. A quantidade de água utilizada deve ser o dobro da dos outros ingredientes. Um exemplo: se utilizar 40 mL de água, use apenas 20 mL de água oxigenada e 20 mL de vinagre.
Em seguida, dissolva o comprimido de permanganato de potássio dentro da água e mexa até que o líquido fique violeta e o comprimido desapareça por completo. Depois, despeje o vinagre dentro do copo com a água e mexa bem. Por fim, adicione a água oxigenada e mexa a mistura com uma colher. A cor violeta, aos poucos, vai deixar de existir, dando lugar a um líquido transparente.
Na segunda experiência, a solução de água com permanganato é misturada primeiro com a água oxigenada. Depois, acrescenta-se o vinagre, e a mistura formada fica transparente
Resultado
O que ocorre é que o permanganato, violeta, reage com o vinagre e com a água oxigenada, formando o íon manganês, que é transparente.
2MnO4{-} + 5H2O2 + 6H+ => 2Mn{2+} + 5O2(gás) + 8H2O
Na segunda experiência, a solução de água com permanganato é misturada primeiro com a água oxigenada, formando dióxido de manganês, que é marrom. Depois, acrescenta-se o vinagre, e a mistura formada fica transparente, pois volta-se a formar o íon manganês.
2MnO4{-} + 3H2O2 => 2MnO2 + 3O2 + 2OH{-} + 2H2O
Discussão
As cores que enxergamos dependem muito de como os átomos se arranjam nas moléculas. Nesta experiência, é possível perceber que os mesmos átomos conseguem formar cores completamente diferentes dependendo da forma como se organizam.
Introdução