relatorio experiecia violeta que muda de cor menina la
587 palavras
3 páginas
Associação Educacional Dom Bosco – AEDB Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco Ciências BiológicasDidática- Prof.: Alice 1º ano
Relatório da experiência O Violeta que Desaparece.
Experiência realizada no dia 10 de Junho de 2013.
Aluna: Paula Maria Bruno Mota
Matrícula: 21362029
Data: 11/06/2013
Objetivo:
Observar a mudança de cor que ocorre após a reação química dos reagentes utilizados.
Introdução:
O Permanganato de potássio é um composto químico de função química sal, inorgânico, formado pelos íons potássio (K+) e permanganato (MnO4−). Tanto como sólido como em solução aquosa, apresenta uma coloração violeta muito intensa. É utilizado principalmente no tratamento da catapora (varicela), pois ajuda a secar os ferimentos. É usado também como agente oxidante em muitas reações químicas em laboratório e na indústria. É usado como reagente na síntese de muitos compostos químicos. O permanganato se reduz ao cátion , Mn+2, incolor, em soluções ácidas. Em soluções neutras, o permanganato se reduz a MnO2, um precipitado marrom na qual o manganês tem um estado de oxidação 4+. Em soluções alcalinas, se reduz a um estado de oxidação 6+, formando o K2MnO4.
Na experiência realizada, mostra-se no primeiro processo o qual resulta na redução do permanganato ao estado incolor e no segundo processo, mostra que a resultante fez com que o permanganato possuísse uma coloração marrom.
Materiais:
-4 (quatro) copos
-Água
-Um copo com medição em ml
-colher
Reagentes:
-Vinagre incolor
-Pílula de permanganato de potássio
-Água oxigenada 10 volumes.
Metodologia:
Para o primeiro processo, colocou-se 40 ml de água em um dos copos (o dobro da quantidade dos reagentes) e dissolveu-se a pílula de permanganato de potássio no mesmo. Depois de feito isso, pôs-se 20 ml de vinagre incolor em um copo e 20 ml de água oxigenada 10 volumes no outro recipiente.
Colocou-se o vinagre incolor no copo contendo a