Resumo Timor leste
Cinco séculos da história do país
Rodrigo Cavalcante
Até conquistar sua independência, em 20 de maio de 2002, há 12 anos, e se tornar um dos países mais jovens do planeta, a parte leste do Timor, ilha do sudeste asiático – hoje chamada de República Democrática do Timor-Leste –, foi dominada por quase cinco séculos. Passaram por lá portugueses, espanhóis, holandeses, japoneses e indonésios.
1520 - Entreposto português
Os portugueses, primeiros europeus a colonizarem o sudeste asiático, montam entrepostos comerciais na ilha do Timor de olho no sândalo. A madeira da árvore tinha alto valor comercial por ser utilizada na fabricação de móveis de luxo, óleos e perfumaria.
1613 - Dominação holandesa
Os holandeses, em guerra contra a Espanha e Portugal (que, nesse período, vivia sob o domínio espanhol), desembarcam na cidade de Kupang e, assim, passam a dominar toda a parte ocidental da ilha – território conhecido atualmente como Timor-Oeste.
1859 - Timor dividido
Em 20 de abril, um tratado entre Portugal e Holanda divide a ilha do Timor em duas colônias: uma holandesa, a oeste, e outra portuguesa, a leste. O tratado, que só teria efeito prático em 1861, é seguido por outros nas décadas seguintes. As fronteiras do Timor só são definidas pelos países com clareza em 1914.
1942 - Invasão japonesa
Na Segunda Guerra, o Japão invade o Timor e disputa a ilha com os australianos, recém-chegados. Em 1945, Portugal reavê o domínio da parte oriental. A parte oeste passa a ser província da Indonésia.
1975 - Primeira independência
Um ano após a Revolução dos Cravos, que põe fim à ditadura em Portugal, a Fretilin (Frente Revolucionária do Timor-Leste) declara a independência do país. Isso aconteceu após ela sair vitoriosa de uma luta contra a União Democrática Timorense (UDT), favorável à manutenção dos laços com Portugal.
1976 - Invasão indonésia
Sob a ditadura de Suharto (que, como muitos javaneses, tem apenas um nome), a Indonésia anexa o