Violencias Psicologicas
a) No que diz respeito aos dados reais sobre a Violência contra crianças e adolescentes, a autora afirma que é difícil mensurar tais dados, principalmente devido ao “pacto de silêncio”, existente nos lares. Explique com suas palavras o que seria esse pacto.
Por causa do medo que tem de sofrer represaria dos pais, as crianças se fecham e não conseguem expressar ou contar pra outras pessoas os maus tratos que sofrem. Isso dificulta na hora de sanar os problemas sofridos, além de tonar o acompanhamento do menor mais complicado.
b) De forma didática, a violência contra a criança e o adolescente pode ser dividida em várias categorias. Quais são as categorias descritas no texto?
Violência Física: Que é qualquer ação, única ou repetida, não acidental cometida por um agente agressor adulto (ou mais velho que a criança ou o adolescente), que lhes provoque dano físico
Violência Psicológica: Que é toda forma de rejeição, depreciação, discriminação, desrespeito, cobrança ou punição exagerada e utilização da criança ou do adolescente para atender às necessidades psíquicas dos adultos.
Violência por Negligência: quando alguém priva a criança de algo de que ela necessita para o seu desenvolvimento sadio (ausência de proteção, privação de alimentos, ou de medicamentos, atraso de vacinação).
Violência Sexual: A violência sexual contra crianças e adolescentes é o envolvimento destes em atividades sexuais com um adulto, ou com qualquer pessoa um pouco mais velha ou maior, nas quais haja uma diferença de idade, de tamanho ou de poder, em que a criança é usada como objeto sexual para gratificação das necessidades ou dos desejos do adulto, sendo ela incapaz de dar um consentimento consciente por causa do desequilíbrio no poder ou de qualquer incapacidade mental ou física.
c) De que maneira os Operadores do Direito e os Psicólogos Judiciais, podem contribuir para lidar com a