Violencia Psicologica
Adelmar Pimentel – PhD em Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento
A violência psicológica é uma forma de brutalidade que atinge o autoconceito e a autoestima de alguém.
As formas de violência psicológica acontecem dentro de casa, entre casais ou por familiares, contra crianças e idosos. São problemas sociais e de saúde que afetam toda a sociedade, independente do sexo, idade, grau de instrução, classe social ou religião em todas as culturas.
Violência conjugal também acontece em todos os níveis socioeconômicos, porém é exacerbada no segmento de baixa renda, na medida em que dificuldades financeiras, miséria e as desestruturações familiares favorecem alterações psicológicas.
Adelmar Pimentel aponta que a deterioração das funções familiares acompanha a transformação do capital financeiro.
A Lei Maria da Penha tem contribuído para eliminar a violência conjugal.
Lei Maria da Penha. Lei nº 11.340/06, setembro de 2006 – Tipifica a doméstica e familiar, estabelece as formas de violência doméstica contra a mulher como física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
BULLYING
Brincadeira de mau gosto? Não!
Agressões verbais e físicas, assédios, ações desrespeitosas, realizadas de maneira recorrente e intencional contra alguém em desvantagem de poder sem qualquer motivação aparente.
A internet também é local de prática de bullying. O bullying virtual é chamado Cyberbullying.
Bully – valentão.
O fenômeno não é novo, mas virou tema de estudo em 1980, quando o professor Dan Olweus, da Universidade de Bergen (Noruega), iniciou investigações sobre o problema dos agressores e suas vítimas.
Perfil dos envolvidos
Indivíduos que pertencem a famílias desestruturadas, com pouco relacionamento afetivo e cujos pais exercem uma supervisão pobre sobre eles, oferecendo o comportamento agressivo ou explosivo como modelo na solução de conflitos, o que, em tese aumenta a probabilidade desses jovens se tornarem adultos com comportamentos