origem do terceiro setor
No Brasil, o Terceiro Setor tem origem vinculada à Igreja Católica, promovendo ações filantrópicas nos campos da educação e da saúde. Na década de 1980, o Brasil enfrentou sérios problemas como altas taxas de desemprego, elevados índices de violência, diminuição do crescimento da economia, entre outros. Esses fatores sobrecarregam o país, e o Estado não dá conta de atender às necessidades básicas dos cidadãos, tais como saúde, educação, segurança, moradia e assistência social. Nos anos de 1990, a crise econômica se agravou e forçou a sociedade a buscar soluções para amenizar as desigualdades que o país enfrentava. O Terceiro Setor teve um importante papel nesse processo, mobilizando recursos humanos e materiais no combate à pobreza, à exclusão e à desigualdade social.
O Terceiro Setor é formado por organizações sem fins lucrativos que foram criadas e mantidas por meio da participação voluntária, num âmbito não governamental e que não objetivam o lucro; estão voltadas à prestação de serviços nas áreas da saúde, educação, direitos humanos, cultura, lazer, esporte.
Podemos dizer que as ONGs são organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, autônomas, com uma estrutura formalizada que atuam via trabalho informal com os grupos de indivíduos denominados excluídos ou marginalizados pela sociedade e buscam realizar ações em prol desses indivíduos a fim de combater as injustiças e as desigualdades sociais. Verificamos que elas realizam atividades de interesse da sociedade independente da participação do Estado.
Para a autora um movimento social tem de ser progressista e esse atua de maneira emancipatória, busca entender à realidade social concreta e aponta propostas de mudança. Além disso, com auxílio das redes sociais, articulam ações