Violencia Psicologica
Introdução
Violência é um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa ou ser vivo. Violência Emocional é fazer o outro se sentir inferior e dependente.
Violência psicológica é a ação destinada a degradar ou controlar as ações, comportamentos, crenças e decisões de outra pessoa por meio de intimidação, manipulação.
Violência emocional
É comum presenciarmos situações onde os pais ao se zangarem com o filho dizem insultos e humilhações. Este fato é o que chamamos de Violência Emocional, ou seja, fisicamente não há agressão, mas o moral e autoestima são extremamente violados.
Consequencias da violência Emocional
Através das atitudes histriónicas o histérico consegue impedir os demais membros da família a se distraírem, a saírem de casa, e coisas assim. Uma mãe histérica, por exemplo, pode apresentar um quadro de severo mal-estar para que a filha não saia, para que o marido não vá pescar, não vá ao futebol com amigos... A histeria quando acomete homens é pior ainda. O homem histérico é a grande vítima e o maior sacrificado, cujo sacrifício faz com que todos se sintam culpados.
Causas da Violência Psicologica
A criança que ouve repetidas vezes que é teimosa, é burra, é a cruz que sua mãe carrega, só faz coisas erradas acaba por acreditar nisso ou que é um caso perdido.
Quando o adulto agride a criança cria um clima de medo e faz crer que o mundo é ruim ou, se a ignora, não dá estímulo ao seu crescimento emocional e intelectual. Assim ou ela vai se tornar um adulto fracassado ou acabará na marginalidade. Em suma o ser humano em fase de construção a sociedade vindoura. Qualquer atitude errada dos adultos em sua educação pode aleijar seu futuro.
Consequências da violência psicológica
A violência psicológica às vezes tão ou mais prejudicial que a física e é caracterizada por rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições