VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA
De acordo com Guerra e Azevedo (2001), Violência Psicológica:
É toda interferência negativa do adulto sobre as crianças e adolescentes formando-nos mesmos um comportamento destrutivo. Existem mães que sob o pretexto da disciplina ou da boa educação, sentem prazer em submeter os filhos a vexames, sua tarefa mais urgente é interromper a alegria da criança e do adolescente, através de gritos, queixas, comparações, palavrões, chantagem, entre outros, o que pode prejudicar a autoconfiança e auto- estima.
A violência psicológica é pouco explorada na literatura, tornando difícil aprofundar mais sobre o assunto, principalmente pelo fato de que a mesma em sua maioria acontece em conjunto com os outros tipos de violência, tornando mais difícil de identificá-la.
A maior parte das crianças convive com a violência psicológica direta ou indiretamente. São humilhados pelos adultos, não são elogiados quando agem corretamente e muito menos estimulados para os desafios que precisarão enfrentar, dificultando a capacidade que precisarão para seguirem em frente superando as dificuldades impostas pela vida, que são essenciais para o desenvolvimento pessoal e para uma boa qualidade de vida do indivíduo consigo mesmo e com a sociedade.
Barros (2006, p. 53) cita a prática da violência psicológica, afirmando que:
É difícil de ser identificada, pois geralmente vem acompanhada das demaisformas de violência, afetando o psicológico da pessoa. O autor afirma que aviolência psicológica apesar de não deixar marcas visíveis, pode provocardanos irreversíveis no desenvolvimento físico, psicológico, sexual e socialda criança e do adolescente, que podem se tornar inseguros, achando-se culpados, podendo isolar-se do convívio social.
A violência psicológica inclui toda ação ou omissão que causa ou visa a causar dano à autoestima, à identidade ou ao desenvolvimento da pessoa. É a forma mais subjetiva, embora seja muito frequente a associação com agressões corporais.