Anatomia da fala
Fonação e Articulação
Esta função, que distingue os humanos dos outros animais - a fala com significado "utiliza" órgãos de outros sistemas para a sua produção.
A Fonação é a produção sonora - a voz - e a Articulação (diferente de junções ósseas) é a modulação da voz em sons mínimos com significado que compõem as palavras e a comunicação oral - a linguagem falada.
Além do Sistema Nervoso e do Sistema Muscular, o Sistema Respiratório e o Sistema Digestivo são os principais.
* Do Aparelho Respiratório - Diafragma, Pulmões (e cavidade toráxica), Brônquios, Traqueia,
Laringe.
* Comuns aos Aparelhos Repiratório e Digestivo - Faringe, Cavidade Oral e seus órgãos, Cavidades
Nasais.
* Associados - Crânio e Cavidades Faciais (seios peri-nasais).
* SNC - Centro motor da fala, no lobo frontal - Área de Broca.
.
Área de Wernicke (Descodificação, cognição).
Diafragma - Órgão músculo-membranoso localizado na base dos pulmões, de forma abobadada, com a sua convexidade para cima e que separa a cavidade toráxica da abdominal. Funciona involuntariamente (embora possamos controlá-lo intencionalmente), por ordem cerebral, aplanando-se e comprimindo as vísceras do abdômen, aumentando a cavidade toráxica, criando uma pressão negativa no seu interior e promovendo a entrada do ar - a inspiração. Por um mecanismo inverso deste e de outros músculos sobre os Pulmões (o que será abordado neste curso sob o tema Sistema Respiratório), o ar que retorna (expirado) segue a mesma via de entrada nesta sequência:
Brônquios - Traqueia (mais detalhes em Sist. Respiratório) - LARINGE ...
A Laringe é o órgão em especial da fonação. Situa-se no topo da traqueia e é constituída, como esta, por cartilagens e ligamentos musculares e membranosos. A cartilagem que delimita frontalmente a laringe é a Tiróide, cuja saliência vemos na nossa garganta e a qual chamamos de
Pomo (Maçã) de Adão. Aí, na região interior, inserem-se as extremidades frontais das cordas vocais. Por