texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Mariana Augusto salles
MINHA LIÇÃO DE ANATOMIA
(E a dos outros)
Fichamento apresentado no curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade AGES, como pré-requisito da nota parcial da Disciplina Anatomia Humana, no 2° período, sob orientação do Prof. Fernando Martins.
PARIPIRANGA-BA
MAIO DE 2013
Referência:
D’ Ávila, Inácia
Minha lição de anatomia (e a dos outros). Inácia D’ Á vila. – Rio de Janeiro: Mauad, 2005.
Sobre a autora: Maria Inácia é professora titular da UFRJ, doutora em Psicologia Social pela universidade de Paris VII, com pós-doutorado pela EHESS, onde também atuou como pesquisadora e professora visitante, no quadro da cooperação internacional do Ministério da Educação da França. Tem diversos trabalhos publicados sobre a condição feminina, desenvolvendo com uma metodologia feminista participativa, como utilização de imagens, do programa Eicos da UFRJ.
Sobre a obra:
Primeira lição de anatomia
Neste primeiro capitulo, a autora relata de uma maneira leve, sobre seu diagnóstico, faz vários questionamentos, e fala sobre religiosidade.
“Meu Deus, estou doente dos seios? Já tiveram bastante uso, pela cronologia insuportável, más rejeito a hipótese de perde-los” (D’ Ávila, P, 23).
“Não quero ser alçada aos céus, nem mesmo com a garantia de meu corpo intacto assim, mas não é essa a questão. A questão é que preciso manter a fé e a esperança, aqui mesmo na terra. E para isso quero conservar também meus mamilos, enquanto estiver encarnada por aqui” (D’ Ávila. P, 24). Percebe-se neste capitulo, a preocupação com o corpo físico, pois, sabemos que a vaidade feminina vai muito além de mero aspecto estético. As pessoas andam tão ocupadas e sempre correndo, que só lembram de Deus quando está passando por alguma dificuldade.
Segunda lição de anatomia Neste segundo capítulo, Inácia, relata mais uma vez a importância de uma