EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SEUS INTERVENIENTES
PEDAGOGIA
IVANI DE FATIMA DOS PASSOS MARQUES
MARLI FÁTIMA TRESOLDI
GENECI DRESSLER
CAMILA MENDES LEAL
ROZIMERI BERNARDELLI
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SEUS INTERVENIENTES
São Lourenço do Oeste
2013
IVANI DE FÁTIMA DOS PASSOS MARQUES
MARLI FÁTIMA TRESOLDI
GENECI DRESSLER
CAMILA MENDES LEAL
ROZIMERI BERNARDELLI
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SEUS INTERVENIENTES
Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Ensino de História e Geografia,Ciências,Fundamentos de Gestão Educacional,Matemática,Seminários,Estágio Curricular Anos Iniciais].
Prof. Eliane,Cyntia,Andréia,Vilze,Merry.
SÃO LOURENÇO DO OESTE
2013
INTRODUÇÃO
No Brasil, a Constituição de 1988, assim como a LDB 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) destaca a importância e urgência de promover-se a inclusão educacional como elemento formador da nacionalidade. Os sistemas educacionais federais, estaduais e municipais, assim como as redes privadas de escolas, têm enviado esforços no sentido de operacionalizar os dispositivos legais que exigem ou amparam iniciativas no caminho da inclusão escolar (BRASIL/MEC, 1996).
A legislação a respeito, recente e ainda pouco conhecida até pelo professorado, coloca a questão nos termos mais amplos possíveis: a inclusão escolar é para todos aqueles que se encontram à margem do sistema educacional, independentemente de idade, gênero, etnia, condição econômica ou social, condição física ou mental. Assim, se a Universidade quer assegurar o direito à educação e à igualdade de oportunidades, terá que refletir sobre as condições de acesso e de sucesso que é capaz de dar aos seus alunos (SATOW, 1997).
Ainda de acordo com Satow (1997) o ambiente destinado ao desenvolvimento das aptidões e habilidades de portadores de