D.A - DIREÇÃO DE ARTE
INTRODUÇÃO
As imagens cresceram em importância nos anúncios publicitários impressos nos últimos 40 anos. Elas aumentaram em quantidade e ganharam espaço em relação ao texto e ocupam, hoje, um lugar central no discurso persuasivo.
A comunicação visual é importante em qualquer campanha. Pois assim deciframos o que cada mensagem quer nos transmitir, analisando a cor, traço, ponto e signos. A composição de um layout em propaganda, em forma de fotografia ou ilustração. Segundo Armando Sant'anna (2002,p.180), '' A ilustração de um anúncio tem de servir para reforçar os valores de atenção, compreensão, de memorabilidade e de credibilidade do texto''.
Segundo VILLAS-BOAS (2000), a definição do conceito de design gráfico envolve quatro aspectos básicos: formais, funcionais, metodológicos e simbólicos.
O aspecto funcional, é todo aquele projeto gráfico em que seu objetivo é fazer a comunicação através de elementos visuais, persuadir o leitor, vender o produto, traçar o ruma da leitura. O que não se encaixa nesse conceito, peças como manuais de instrução, bulas de remédio, peça de sinalizações.
Os aspectos simbólicos são os aspectos sutis, subjetivos, que visam a persuadir o leitor. Cabe dar um pouco mais de atenção a esse componente, uma vez que os aspectos simbólicos são bastante utilizados nos dias de hoje.
‘’Partimos então para o exame da definição deste campo profissional que de forma bastante simplificada pode ser definido como um campo profissional e área do conhecimento que objetiva a execução de projetos que englobem um conjunto de elementos visuais (textuais e/ou não textuais), combinados em uma superfície, geralmente, bidimensional, destinados a reprodução por meio gráfico ‘’(VILLAS-BOAS, 2000, p. 11).
A presença de um caráter formal é organizar relacionadamente elementos verbais e não verbais para reprodução e de um caráter funcional é comunicar através dos elementos visuais. De acordo com os aspectos formais, o design gráfico é uma