Filipe
Hoje em dia, num mundo cada vez mais dependente da informação, a Estatística, tornou-se uma ferramenta imprescindível na tomada de decisões, em áreas diversas.
Do conjunto de procedimentos e técnicas que compõem a Estatística distinguem-se os que servem para recolher, organizar, sintetizar e descrever os dados, que formam a Estatística Descritiva; onde se encaixa o tema que iremos abordar.
Este trabalho tem o objectivo de analisar um conjunto de dados recolhidos da turma de Anatomia Patológica (a altura de cada aluno e a distância do chão até à sua cintura) e determinar se existe alguma associação entre estas duas alturas. Em estatística, a esta associação dá-se o nome de correlação, ou seja, quando um dado está relacionado com o outro de alguma forma e o grau de relação entre duas (ou mais) variáveis.
Se houver uma correlação entre as variáveis, poderemos ter uma função matemática que caracteriza esta relação; com a regressão seremos capazes de determinar os parâmetros desta função.
Ao longo deste trabalho iremos, então, desenvolver o tema de correlação e regressão linear, e por fim resolver o exercício proposto.
Análise de regressão
A análise de regressão tem por objectivo traduzir as relações entre variáveis através de modelos matemáticos, construídos a partir dos dados resultantes da observação dessas variáveis, que possibilitam a previsão do comportamento futuro de uma variável em função da outra.
Se a relação se verificar entre duas variáveis, designamo-la por correlação simples, se for entre mais variáveis diz-se múltipla.
Através do diagrama de dispersão é, muitas vezes, possível visualizar uma curva regular, chamada curva de ajustamento, que se aproxime dos dados.
Se os dados parecerem estar distribuídos em torno de uma linha recta diz-se que existe uma correlação linear entre as variáveis.
Se o ajustamento mais ”correcto“ dos pontos não for uma recta diz-se que entre as variáveis existe uma