Filipe
Até hoje muitos vêem a contabilidade apenas como geradora de tributos e obrigações e que isso tudo é sinônimo de burocracia. No entanto, a contabilidade também tem outro papel fundamental para as empresas: como ferramenta para a tomada de decisões.
Na maioria das vezes um empresário procura um escritório contábil simplesmente para executar obrigações com o Fisco, efetuar o cadastro da empresa junto aos órgãos necessários, etc. e muitos acham que são capazes de administrar seus negócios sozinhos, sem nenhuma assessoria. Talvez a sorte ou até mesmo o perfil empreendedor façam com que a empresa consiga sobreviver por algum período sem essas informações, mas a longo prazo essa falta de conhecimentos básicos para a gestão dos negócios poderá levar a entidade ao fracasso.
Para uma tomada de decisão eficaz, a contabilidade deve ser o mais transparente possível, procurando informar todos os fatos ocorridos na empresa. O que se verifica normalmente é que as empresas não enviam ao escritório de contabilidade todos os documentos necessários para que lhes sejam dadas as informações que realmente necessitam, desta forma não é possível mensurar exatamente qual o valor de seus ativos, passivos, receitas e despesas e o resultado que se tem não reflete a real situação da empresa. A partir de informações contábeis corretas é possível o administrador analisar onde tem mais gastos, podendo diminuir alguma despesa ou fazer novos investimentos, por exemplo.
Algumas vantagens da manutenção de uma contabilidade adequada: oferece maior controle financeiro e econômico à entidade; facilita acesso ás linhas de crédito com bancos e fornecedores; prova aos sócios a verdadeira situação patrimonial.
Ativos Intangíveis é definir o tratamento contábil dos ativos intangíveis que não são abrangidos especificamente em outro Pronunciamento,é um ativo não monetário identificável sem substância física, são incorpóreos representados por bens e direitos associados a uma organização,