violencia
A palavra violência deriva do Latim “violentia”, que significa “veemência, impetuosidade”, mas na sua origem está relacionada com o termo “violação” (violare). Violência significa usar a agressividade de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico.
Em nosso país, a violência é um fenômeno que se manifesta tanto na cidade como no campo, entre jovens e adultos sem distinção de cor, raça, sexo, condições social e econômica. Isso em parte está relacionado á desordem social e falta interesse por parte do governo, que dê a todos condições dignas de vida. Outro fator que contribui para o aumento da violência está a relacionado ao trafico de drogas que atingi grande parte dos jovens atualmente, e vem ganhando espaço e alcançando todas as classes sociais. Diante desta situação questiona-se o que vem sendo feito no Brasil para reduzir a violência? Porque é tão difícil manter um controle da violência, se o homem é um ser racional e capaz de discernimento?
Quando se trata de direitos humanos, a violência abrange todos os atos de violação dos direitos: civis (liberdade, privacidade, proteção igualitária); sociais (saúde, educação, segurança, habitação); econômicos (emprego e salário); culturais (manifestação da própria cultura) e políticos (participação política, voto), e se manifesta de diversas maneiras, em guerras, torturas, conflitos étnico-religiosos, preconceito, assassinato e fome.
Formas de violência
A violência pode ser encontrada em todos os grupos sociais em que a rivalidade se instala. Normalmente os meios são ás escolas, as universidades, o trabalho e até mesmo o casamento.
Existem as violências físicas que é o uso da força com o objetivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes, são comuns, murros, e agressões com diversos objetos que perfuram ou provoquem queimaduras, a violência psicológica, que é tão prejudicial quanto á física, é caracterizada pela rejeição,