Violencia e drogas
As Drogas estão presentes na sociedade, a cada dia que passa, os adolescentes estão tornado usuários mais cedo, onde se tornam violentos e acabam entrando em mundo que não conseguem sair. Fazendo vitimas de forma incontrolável pelas autoridades. A adolescência e individual, cada um vive de formas diferentes, que influenciam em seu comportamento.
Mauricio knobil(1991) relata características da personalidade para uma adolescência normal
Busca de si mesmo e da identidade
Tendência grupal
Necessidade de intelectualizar e fantasiar
Crises religiosas (questionamentos)
De localização temporal (vivencia do tempo)
Evolução sexual manifesta
Atividade social reivindicatória
Contradições sucessivas em todas as manifestações da conduta
Separação progrevissa dos pais
Constantes flutuações do humor e do estado de animo
Prevenção
Criar maneiras pedagógicas para não excluir os alunos que são usuários de drogas, a atenção a eles devem ser diferenciada para que mude seu comportamento.
A união dos pais, educadores e diretores junto aos alunos para que sejam repassadas informações sobre o uso de drogas e seus malefícios.
Papel do professor Educação Física
Promover campanhas e projetos onde estes relacionem palestras onde falem da prevenção e o que a Droga pode provocar em seu organismo. Palestras onde através de relatos reais demostrem como é uma reabilitação de jovens usuários de drogas.
Uma melhoria através da boa gestão da escola com a ajuda de diretores e dos professores para mudar a situação caso existam usuários de drogas.
A pratica esportiva, onde o aluno receba informações e se interessem pelo esporte, que além de promover uma vida mais saudável, inclusão social, melhorar a convivência, podem criar oportunidades na vida e se destacarem como atletas. É uma forma de inclusão da sociedade sem preconceito
Metodologia
Foi visitada a Escola Estadual Jardim América, onde conversamos com professores de Educação