Drogas e violência
O consumo de drogas é um dos mais graves problemas da atualidade, sob diversos pontos de vista. Seja do ponto de vista policial, quanto do familiar, social, sanitário e comportamental. A sociedade deve combater de forma permanente este mal.
Trata-se de um mal que se espalha com bastante rapidez mundo a fora, atingindo tanto as grandes potencias mundial quanto os países mais pobres e miseráveis, que não possuem recursos se quer para proporcionar a população o atendimento às necessidades essenciais à vida, como saúde e saneamento básico.
Combater o consumo das drogas é um enorme desafio, não apenas para o poder de polícia do Estado, encarregado de barrar a ação dos traficantes que estão cada vez mais ousados e numerosos, mas também para família, igrejas e pessoas que sabem da importância da sociedade na convivência entre seus membros.
De maneira indistinta, esse combate é de responsabilidade de todos, já que não se admite omissões, pelo menos não se deveria. Infelizmente, hoje o Estado se preocupa mais em combater o tráfico e suas consequências apelando-se para a repressão, quando fundamental seria corrigir um infrator, haja visto que o consumo desfreado das drogas aumenta consideravelmente a violência entre os membros da sociedade.
O aumento da violência urbana está diretamente relacionado ao tráfico de drogas, que hoje domina importantes regiões do país, promovendo assaltos e financiando crimes que se multiplicam a cada dia, colocando em risco a segurança pessoal e seus patrimônios de milhares de pessoas diariamente.
O número de consumidores está crescente, uma vez que a venda de drogas está aumentando. Raros são os jovens, maiores consumidores de drogas ilícitas, que nunca tiveram um menor contato com alguma droga. Atualmente é muito fácil o primeiro contato com esta. Mais raro ainda é encontrar alguém não tenha passado pelo risco de ser abordado por algum infrator em situações de possíveis assaltos, por exemplo. Seja em