violencia e Criminalidade entre adolescentes
A violência entre jovens é cada vez mais comum em nosso país. Todos os dias as manchetes de jornais trazem casos de atrocidades cometidas por adolescentes e jovens. O crescimento da violência vem sendo objeto de preocupação em todas as classes sociais. Muitos debates e estudos têm sido utilizados na tentativa de buscar entender as causas e as dimensões do problema, compreender os determinantes e identificar grupos e populações de risco contribuindo assim, para o controle desta que é considerado a mais nova “epidemia” da população brasileira.
O crescente aumento dos homicídios no Brasil principalmente nas grandes cidades brasileiras tornou-se uma prática gratuita e tem demonstrado que esse é um dos principais problemas da saúde pública e representam, em última instância, um indicador das condições de vida, dos padrões de relacionamentos e das garantias de cidadania de uma população.Porém a criminalidade não é um “privilégio” exclusivo dos grandes centros urbanos do país, entretanto o seu crescimento é largamente maior do que em cidades menores. É nas grandes cidades brasileiras que se concentram os principais problemas sociais, como desemprego, desprovimento de serviços públicos assistenciais (postos de saúde, hospitais, escolas etc.), além da ineficiência da segurança pública. Tais problemas são determinantes para o estabelecimento e proliferação da marginalidade e, consequentemente, da criminalidade que vem acompanhada pela violência. A população já não tem mais um lugar realmente tranquilo, que possa ficar com as portas e janelas de casa abertas sem nenhum problema. Corremos riscos da violência em todos os lugares que frequentamos, pois já não sabemos mais onde é realmente seguro.
Muitas vezes não nos atentamos para os fatores que desencadearam tal situação, no entanto, podemos exemplificar o crescimento urbano desordenado como o grande pilar no qual se apoiam muitos estudos