Violencia na educação
Alyne Márcia Lorena da Silva
Profª. Karine Jamille R. M. Nascimento
Faculdade Kurios – FAK / Instituto Bethakan –
Licenciatura Plena em Pedagogia – Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico
03/09/2012
RESUMO
Este artigo aborda a violência nas escolas. Sabe-se que a escola influenciará para a formação de cidadãos, e hoje em dia, é notável a manifestação da violência em diversos aspectos da sociedade. Diante dessa realidade, é necessário uma reflexão sobre este tema, observando as causas e consequências dessa violência no ambiente escolar, levando em consideração o desenvolvimento do educando.
Palavras-Chave: Educando. Escolas. Violência.
1 INTRODUÇÃO
O tema “violência na escola” , diariamente é apresentado às pessoas através das mídias, chegam até nós diversos tipos de acontecimentos violentos, seja no âmbito nacional ou internacional. Pode-se observar, dentro das escolas, crianças e adolescentes cometendo atos violentos que caracterizam-se por agressões verbais, físicas, pichações, bullings, e furtos, sem causa aparente que justifique esses comportamentos. Estes comportamentos, despertam a curiosidade em entender o fenômeno da violência de forma ampla, exigindo também daqueles que se dedicam a área educacional despertando, um olhar mais atento e observador, quanto aos comportamentos do educando, suas manifestações e consequências no dia a dia escolar,bem como os impactos no desenvolvimento educativo.
Quando a criança é vítima de violência, geralmente, ela reage com mudança de comportamento. Reduzindo a atenção e a auto-estima, variando constantemente o humor e se tornando agressiva. Esses são alguns sinais mais fáceis de ser notados pela educador e pela família.
Apesar da violência acontecer dentro das escolas, ela não é gerada pela escola em si, mas por fatores que vem de fora, como família sem estrutura, conflitos sociais, envolvimento com a criminalidades, dentre outros fatores. Dessa forma, é faz