Teorema de thévenin e norton
AULA PRÁTICA DE ELETROTÉCNICA
Aula Prática
Teorema de Thévenin e Norton
Objetivos: -Conhecer e aplicar o Teorema de Thévenin e Norton num circuito dado. -Determinar a resistência equivalente de Thévenin num circuito complexo.
Introdução: O teorema de Thévenin e Norton são métodos para se calcular tensão, corrente e o valor de resistência de carga a ser inserida em um dado circuito. Este método pode ser utilizado em circuitos simples ou complexos. Para os cálculos retiramos a carga e realizamos as operações do local onde ela será inserida, encontrando, para o teorema de Thévenin, uma tensão e uma resistência equivalentes ao circuito e, para o circuito de Norton, uma corrente equivalente. Daí encontramos um circuito simplificado, equivalente ao original.
Desenvolvimento: O circuito elaborado para a prática foi composto por três resistores distribuídos em malha mista acompanhados de uma fonte de tensão e uma resistência de carga como mostra a figura abaixo:
[pic]
Circuito elaborado para a prática
Com a devida distribuição dos instrumentos em laboratório, os circuitos foram implementados como nas figuras abaixo:
[pic]
Esquema da montagem do circuito original
[pic]
Esquema de montagem do circuito equivalente
(com a resistência de carga) Para a prática recebemos reostatos (resistências variáveis) onde regulamos os valores das resistências para o mais próximo do especificado para a aula. Em seguida interligamos o circuito e regulamos a fonte e utilizamos os aparelhos de medição para completar os procedimentos. No fim da aula, utilizamos o multímetro na função ohmímetro para medir a resistência equivalente, curto-circuitamos a fonte e medimos a resistência com o circuito interligado, encontrando 119,4Ω e comprovando os cálculos.
Procedimentos:
Pede-se:
1- Encontre a tensão de circuito aberto entre a e b.
[pic] [pic]
[pic]
2- Encontre a