Violência nas escolas e o desafio da educação
Introdução:O presente trabalho consiste na apresentação dos resultados de uma pesquisa sobre a violência, afetividade e bullyng sob o ponto de vista da equipe gestora de uma Escola.
Objetivo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar resultados de uma pesquisa que procurou compreender a violência na escola e refletir sobre nós mesmos, sobre nossos pensamentos, sobre nossos sentimentos e atos.
Justificativa: Esse trabalho pretende ser tão-somente uma reflexão sobre a indisciplina e a violência que atinge as nossas escolas ei papel do gestor frente a este grande desafio.
Desenvolvimento: A presente entrevista foi realizada na Escola Estadual Professor Guilherme Azevedo lage, inaugurada em 12 de março de 1985.Atualmente oferece o Ensino Médio, a Educação de Jovens e Adultos e um Curso Técnico em Secretariado e Assessoria.
A violência , segundo a gestora da escola, é um uma palavra com significado bastante abrangente podendo ser verbal, escrita e até gestual.
O primeiro passo da escola para combater a violência á a conscientização da comunidade escolar .Essa ação começa no início do ano quando os alunos recebem as normas da escola constantes no regimento escolar.Há também as normas preventivas, como:portão trancado,porteiro e o sistema de segurança eletrônica.
A preparação dos professores começa com a postura de cada um, pois o princípio que rege a escola é o respeito e o diálogo.
A equipe gestora é escolhida democraticamente através da eleição, onde votam alunos, professores e demais funcionários.
No que tange ao momento específico para se tratar da violência ele é feito a todo momento com desenvolvimento de projetos que estimulam a socialização a preservação do patrimônio entre outros.Com relação ao bullyng a cada mudança de comportamento de um aluno a atenção é concentrada e o aluno chamado e conscientizado .A escola realiza periodicamente encontros coletivos entre funcionários e