“Liderança: um estudo de caso sobre o papel dos gerentes na difícil tarefa de influenciar os recursos humanos de uma organização”
A era da globalização é marcada pelo desenvolvimento tecnológico onde a valorização do ser humano é fator fundamental de sucesso para as organizações, pois as empresas estão cada vez menores, mais ágeis, mais flexíveis e com menos pessoas.
As empresas querem ser competitivas e não podem mais ignorar os desejos de seus clientes e as relações pessoais não podem mais ser desprezadas.
A nossa civilização se encontra em uma nova etapa de desenvolvimento, onde o ser humano é o agente ativo, é o centro das mudanças.
Segundo Chiavenato (1993) a partir da Teoria das Relações Humanas criou uma nova linguagem administrativa, onde se passou a falar em motivação, liderança, comunicação, organização informal e dinâmica de grupo.
Após a Teoria das Relações Humanas surge a Teoria Comportamental que trouxe novos conceitos sobre motivação, liderança e comunicação e tornou a teoria administrativa mais humana e amigável. XI SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, 08 a 10 de novembro de 2004.
Segundo Drucker (1999), cada vez menos as pessoas são subordinadas e cada vez mais elas são trabalhadores de conhecimento, sabendo mais de seu trabalho do que qualquer outro da organização. Daí então a necessidade de elas não serem somente comandadas, mas sim lideradas.
CONCEITUAÇÃO DE LIDERANÇA
A liderança é entendida como uma pequena parte do papel gerencial, e talvez parte de suas falhas se deva essencialmente devido a essa não amplitude de explicar suas inconsistências.
Sendo assim podemos entender que liderar é uma atividade que através da comunicação e motivação do pessoal faz com que se realizem atividades para atingir os objetivos da empresa, ou seja, de nada adianta ser líder se o seu papel como comunicador ou motivador deixa a desejar em questões como assumir riscos ou aceitar mudanças, liderar é influenciar as pessoas para determinado objetivo.
TEORIAS DE LIDERANÇA
O líder é aquele que possui alguns traços específicos de personalidade que o distinguem das demais