Violência na educação
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Violência: mediação e convivência na escola.
Relatório de Atividades Práticas Supervisionada, desenvolvido no curso de graduação em Ciências Biológicas do Centro Universitário Anhanguera Campus Leme, disciplina de historia e filosofia da educação. Prof. Rita de Cássia A. Murer.
LEME
2013
Que tipo de violência está presente na escola? Violência na escola, violência da escola ou violência contra a escola?
A violência nas escolas é um fenômeno social e histórico, assim como a educação também depende deste fator a cada época esse senário vem se modificando, antes quase não se via este tipo de comportamento, hoje já está mais frequente, mas há uma reciprocidade de deveres, por isso cabe a todos os envolvidos no processo educativo de crianças e adolescentes, pautar esta questão. A família é uma grande influencia para os jovens, pois à base da educação de uma criança e adolescente é aprendida em casa, onde estes jovens refletem o que vivenciam em casa dentro do ambiente escolar, e este comportamento ocorre entre os colegas e entre alunos e professores.
Um dos fatores que contribui para a violência é o adolescente querer ser diferente dos outros, essa diferença também depende de um fator histórico, pois em cada época o adolescente tem uma atitude para ser diferente, como por exemplo, nos anos 50 ser diferente era o adolescente mostrar um isqueiro, nos anos 60 mostrava uma caneta, nos anos 70 era uma calça jeans, nos anos 80 um tênis, nos anos 90 um celular e agora nos anos 2000 (época em que vivemos) para ser diferente o aluno leva armas na escola para mostrar para os colegas, como símbolo de poder e é a partir dai que pode começar as atitudes violentas.
A escola desempenha muitos papeis na vida do aluno e já esta sobrecarregada, ela tem que abordar prevenção sexual, educação religiosa, educação para o transito, educação ecológica, se a