violencia entre torcidas organizadas de futebol
Alunos:
Professora: Nilda Trabalho de Sociologia
VIOLENCIA ENTRE TORCIDAS ORGANIZADAS DE FUTEBOL
A violência no futebol
O esporte das multidões vem para males e para o bem.
A impunidade faz o mal do futebol.
Na primeira frase queremos desenvolver o esporte citado, no caso o futebol. Apesar de ser tratado como diversão para algumas pessoas que extravasam emoções positivas que só fazem bem para a sociedade, infelizmente nem todas as pessoas veem esse lado, e usam dele (o futebol), para extravasar de forma negativa, ocasionando os atos de vandalismo e violência do futebol.
Já na segunda frase, o autor, destaca, como sendo um dos principais motivos, do uso excessivo da violência, a falta de punição para os vândalos e também um certo descaso dos responsáveis pelas organizações desportivas.
ESPORTE, RELAÇÕES SOCIAIS E VIOLENCIA
As relações entre esporte e violência, se dão devido ao fato de que ambos são atividades socialmente construídas, onde em ambas as manifestações (futebol e violência) partem do extravasar das emoções dos indivíduos, sejam elas, positivas ou negativas. Diante das grandes ondas de violência e alta repercussão na mídia, o futebol, é visto como o esporte de massas mais violento.
A violência simbólica – é o conceito de coação que se apoia no reconhecimento de uma imposição determinada, seja esta econômica, social ou simbólica.
A violência simbólica se funda na fabricação contínua de crenças no processo de socialização
Bourdieu – Essas disposições internas do sujeito são herdadas da família e estruturadas pela experiência individual e pela educação, que se transforma ao longo da vida a partir da experiência da vida adulta.
Elias – A sociedade é como um tecido que liga os envolvidos, numa teia de interdependência promovendo, permanente mudanças a cada movimento, ação em uma direção. Todo tecido se reorganiza.
Mas ao contrário do que pode parecer a primeira vista, a