TCC VIOLENCIA NO FUTEBOL
NICHOLAS ANDRADE LINÃN
A VIOLÊNCIA NO FUTEBOL
COLÉGIO MÉTODO
MAUÁ
2013
GEOVANA EMILIA BORIN
NICHOLAS ANDRADE LINÃN
A VIOLÊNCIA NO FUTEBOL
Monografia apresentada como exigência final do 3º ano do ensino médio do Colégio Método, sob a orientação da Professora Elaine Mattos.
COLÉGIO MÉTODO
MAUÁ
2013
02
Agradecimentos
Aos nossos pais, Luiz Carlos e Áurea e Luiz e Simone pelo apoio, pelo suporte, por serem exemplos de respeito, de lealdade e amor.
Aos nossos amigos conquistados durante esses anos, a toda turma 3ºB, aos bons professores, a todos os funcionários e tantos outros que nos ajudaram durante todo nosso colegial.
E a todos que realmente acreditaram em nós e acham que merecemos esta conquista. Obrigado!
04
Resumo
A violência nos estádios de futebol passou a ser considerada um problema social, uma vez que tomou uma proporção tão grande e um grande incômodo aos interesses em torno do evento esportivo. Essa violência é provocada principalmente pelas torcidas organizadas, uma vez que a quantidade de pessoas envolvidas é muito grande, dificultando, inclusive, o trabalho da polícia e ferindo, ou até matando, pessoas inocentes.
O futebol brasileiro deve ser encarado com mais profissionalismo pelas suas instituições organizativas, uma vez que milhões de pessoas estão envolvidas e os jogadores, como protagonistas desse espetáculo devem ter a consciência de que exercem importância muito grande na vida de várias crianças, posto que são considerados ídolos e "espelho" para elas.
Não restam dúvidas de que a violência está caracterizada como parte intensa das camadas de toda a sociedade moderna e de que as causas políticas e sociais têm suas parcelas de culpa por tudo que vem ocorrendo nos estádios de futebol. Com isso, cabe às autoridades públicas e a toda a sociedade contribuírem para manter o controle