software Aps
No vácuo da falta de funcionalidade de programação mais adequada nos softwares ERP, surgiram empresas de software especializadas em soluções avançadas de programação.
O termo APS é relativamente recente e ainda existe certa confusão na sua aplicação. Não se trata de um sistema em si, mas de uma categoria de que têm funções de programação avançada.
No sentido mais amplo, os sistemas APS têm um escopo que vai desde o nível estratégico no desenho de redes logísticas, até o nível operacional da programação detalhada de cada máquina no piso de fábrica.
Os sistemas APS utilizam técnicas diversas para a geração de programas de produção, de materiais e de transporte.
Algumas das técnicas usadas são:
Algoritmos genéticos
Programação linear
Heurística
Regras de sequenciamento e outras
Eles procuram considerar simultaneamente todas as restrições relevantes para a geração dos programas que maximizem os objetivos de negócio colocados no momento para a empresa.
Os planos e programas gerados são viáveis para a execução e precisam de pouca ou nenhuma intervenção do programador. O ciclo de programação, que com o MRP podia demorar alguns dias, passa a ser feito em horas ou minutos. Isso por si só, já traz um salto competitivo extremamente importante.
Os sistemas APS não são sistemas transacionais e portanto não substituem o ERP, mas pelo contrário, utilizam as informações contidas no ERP para receber a posição corrente de todos os recursos disponíveis e das demandas a serem satisfeitas.
Alguns dos softwares APS substituem completamente a necessidade dos módulos de planejamento do ERP, enquanto outros supõem a sua utilização.
Tecnicamente, por serem mais recentes, esses softwares são concebidos para utilizar todo o potencial dos últimos avanços de hardware e software, sendo muito velozes, dada a complexidade dos cálculos executados.
Os principais fornecedores mundiais de soluções avançadas de programação são:
i2