violencia contra mulher
BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL
VILMA DO NASCIMENTO SOUZA
PLANO DE ESTÁGIO
Santa Rita de Cássia/BA
2014VILMA DO NASCIMENTO SOUZA
PLANO DE ESTÁGIO
Relatório apresentado ao Instituto de Educação Superior de Fortaleza (IESF), pólo presencial de Santa Rita de Cássia-Ba, como pré-requisito disciplina de Estágio Supervisionado I, para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.
Orientadora: Roneide Saraiva de Souza.
Santa Rita de Cássia-BA
2014
INTRODUÇÃO
A violência contra a mulher vem remontar séculos, desde o principio dos tempos, conforme se pode perceber na Bíblia – no novo e no velho testamento, há relatos contundentes de que não só os indivíduos dos dias atuais praticam agressão contra as mulheres, mas o livro sagrado vem trazendo a confirmação de que as culpas que as mulheres carregam sob suas costas, advém já do Paraíso- Jardim do Éden (Gan Eden), desde que Eva em sua curiosidade comeu o fruto proibido, nesse momento teria dado inicio à vida da mulher, que traz consigo a sina de tão somente ser mulher e possuir força física inferior à do homem. Essa violência praticada contra a mulher é um fenômeno social mundial que não respeita as barreiras de classe social, etnia, raça, religião, idade ou nível de escolaridade, deixando todas as mulheres à mercê de tais acontecimentos.
Portanto, “falar de violência contra a mulher implica constatar a complexidade e amplitude deste tema, atravessado por muitos fatores culturais, históricos, políticos e econômicos, simbólicos e afetivos, raciais e étnicos, de gênero, de classe, etc. (NOBRE,2007)
Atualmente a maioria das vítimas de agressões, é maltratada em âmbito familiar por seus maridos, ex-maridos ou ex-companheiros, e em menor número por estranhos o que aumenta ainda