Violencia contra mulher
Definição de texto não acadêmico e texto Acadêmico
Fernanda Alves
Luciana Vieira
Contagem
1° Semestre de 2012
Fernanda Alves
Luciana Vieira
DEFINIÇÃO DE TEXTO E TEXTO ACADEMICO
Prof.(a) : Kellen Lima
Contagem
1° Semestre de 2012
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO. 4
2. DEFINIÇÃO DE TEXTO COMUM(NÃO ACADÊMICO) 5
2.1-Textos Literarios e não Literarios 6
3- DEFINIÇÃO TEXTO ACADÊMICO 7
4-TEXTO FEITO EM SALA 8
4.1 –Tema: 8
4.2-Delimitação do tema: 8
4.3-A VIOLENCIA CONTRA A MULHER 8
5-CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO.
Este trabalho tentará mostrar algumas diferenças entre os textos comuns (não acadêmicos) e outros textos, todos utilizados no nosso dia em formato escrito. O trabalho tem a intenção de caracterizar o gênero acadêmico como distinto dos demais, e também refletir sobre o processo da escrita, pensando nos autores e leitores de tipos diferentes de textos.
2. DEFINIÇÃO DE TEXTO COMUM (NÃO ACADÊMICO)
Em Linguística a definição de texto é ampla e ainda aberta a uma definição mais precisa. Grosso modo, pode ser entendido como manifestação linguística das ideias de um autor. Que será interpretada pelo leitor de acordo com seus conhecimentos linguísticos e culturais. Seu tamanho é variável.
“Conjunto de palavras e frases articuladas escritas sobre qualquer suporte.”
“Obra escrita considerada na sua redação original e autentica (por oposição a sumario, tradução notas, comentários, etc.)”.
“um texto é uma ocorrência linguística, escrita ou falada de qualquer extensão dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal. É uma unidade de linguagem em uso.”
O interesse pelo texto como objeto de estudo gerou vários trabalhos importantes de teóricos da Linguística Textual, que percorreram fases diversas cujas características principais eram transpor os