Violencia Contra idosos
Atente-se para o fato de que a velhice significa o próprio direito que cada ser humano tem de viver muito, mas, certamente, viver com dignidade. Ora, se viver muito com dignidade é um direito de todo ser humano, já que significa a própria garantia do direito à vida, o Estado precisa desenvolver e disponibilizar as pessoas envelhecidas toda uma rede de serviços capaz de assegurar a todas essas pessoas os seus direitos básicos, como, por exemplo, saúde, transporte, lazer e principalmente ausência de violência tanto no espaço familiar como no espaço público, um crime que muitas vezes acaba não sendo denunciado pela incapacidade e dificuldade emocional de suas vitimas, tema que será abordado nesse trabalho.
A escolha de se abordar este tema foi dada por procurar entender como são os acontecimentos antecedentes que levam a esse tipo de comportamento, as varias maneiras em que o crime é cometido, como ficam as vitimas após passarem por esses momentos e como tentar reduzir o índice desses atos.
A importância de se analisar esse tema é para se aprender como podemos ajudar a reduzir o sofrimento de vários idosos e como conscientizar a sociedade a abrir os olhos e enxergar que os velhos merecem respeito e dedicação por tudo que já nos ensinaram. A fragilidade dos velhos é muitas vezes suficiente para separar os que envelhecem dos vivos. Sua decadência os isola. Podem tornar-se menos sociáveis e seus sentimentos menos calorosos, sem que se extinga sua necessidade dos outros. Isso é o mais difícil: muitas vezes o isolamento tácito dos velhos, o gradual esfriamento de suas relações com pessoas a quem eram afeiçoados, a separação em relação aos seres humanos em geral, tudo o que lhes dava sentido e segurança. (Elias,