Violencia contra idosos
O capitalista paga ao trabalhador o equivalente ao valor de troca da sua força de trabalho e não valor criado por ela na sua utilização (uso) e este ultimo e maior primeiro.
Podemos, agora, voltar ao D do nosso capitalista. A parte que ele investe em meios de produção, já ouvimos, constitui o capital constante (C ): a parte que investe na compra de força de trabalho, vamos denomina-la capital variável ( V )- porque a força de trabalho, no processo de produção, alem de reproduzir o seu próprio valor, cria um valor excedente, que se altera conforme as condições do processo de trabalho (voltaremos a isso no item 4.5) Na síntese de Max:
SALÁRIO e trabalho concreto/abstrato
Dissemos que o salário e o preço {ou, se quiser, a expressar monetária do valor} a força de trabalho e que esta, como qualquer outra mercadoria comprada pelo capitalista, e regida pela lei do valor. Sinteticamente, pois,´`valor da força de trabalho´` e determinado pelo valor dos artigos de primeira necessidade exigidos para produzir, desenvolver, mantere perpetuar a força de trabalho``(Marx,1982a:161) .E, como vimos antes, e o salário não deve cobrir apenas as necessidades fisiológico do trabalhador e sua família o desenvolvimento social põe em cena necessidades de outra ordem (social, culturais etc) .que também devem ser atendidas.
E quanto mais cresce o poder de sua luta e de suas organizações, mais podem pressionar o Estado (que, enquanto Estado burguês um poder a serviço do capital) .para intervir na regulação dos mínimos salariais.
O