violação dos direitos humanos
O relatório refere-se à visita realizada na Associação Beneficente e Educacional Nova Jerusalém (ABENJ, funciona nas dependências da Igreja Presbiteriana Nova Jerusalém, à Avenida das Castanholeiras, nº 155, Bairro Cidade 2000, em Fortaleza/CE. Referente à disciplina de Psicologia Social Matrizes, oferecido pela grade curricular da Instiuição de ensino Faculdades Nordeste (FANOR) campus Dunas e ministrada pelo Professor Ms. Carlos Eduardo Esmeraldo Filho. A conclusão do relatório se deu com duas visitas e questionário semi-estrutarado, a entrevistada foi Adriana Cavalcante, psicóloga formada e pós-graduada na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) com viés psicanalítico, com formação na invenção freudiana. Segundo ela é uma formação itinerante, ela não para, faz uma formação de dois anos? Não, sempre estar nessa reciclagem e sempre que pode está nos congressos tentando se atualizar.
Histórico
A história da Associação Educacional e Beneficente Nova Jerusalém começou em 2001, na cidade de Fortaleza, quando um grupo de evangélicos sensibilizados com a situação de pobreza na qual se encontrava uma das favelas urbanas da capital cearense, iniciou um trabalho com as crianças e as famílias da área. A falta de higiene, saneamento básico, educação e desnutrição das crianças eram características marcantes do bairro. Da iniciativa de querer ajudar, surge a Associação, priorizando em seus programas a infância e a adolescência em situação de vulnerabilidade social, atendendo 100 crianças e 20 pré-adolescentes em idade escolar. Estima-se atender 450 crianças e adolescentes nos próximos 02 anos.
Inicialmente, a AEBNJ atendia os moradores do Bairro Lagamar. Após a mudança das instalações da Igreja Presbiteriana Nova Jerusalém para o Bairro Cidade 2000, principal mantenedora, houve a necessidade de atendimento a população deste bairro e adjacências. Entre as comunidades atendidas estão: Pau Fininho, Gengibre, Areias e Barreiros . As principais características