Violação dos direitos humanos
São instrumentos que empolgam as pessoas sensíveis, mas, não são cumpridos na grande maioria das vezes.
A violação dos direitos humanos não somente ocorre de forma violenta, quando se estabelece um estado de exceção. Esse é um estado que, pela impetuosidade, chama mais a atenção.
Nos dias de hoje a violação dos direitos humanos ocorre de maneira sutil. O homem é livre quando sonha e age livremente. Várias circunstâncias na atualidade roubaram a capacidade de sonhar e de agir com liberdade e dignidade.
A globalização globalizou a violação dos direitos humanos. Uma nação é rica e poderosa à custa da exploração de dezenas de outras nações miseráveis.
No mundo globalizado não existe mais a esquerda sonhadora e nem a direita exploradora. Hoje os políticos estão submissos ao poder econômico. As pessoas que deveriam garantir os direitos humanos necessitam do dinheiro do poder econômico para garantir suas eleições e se perpetuarem no poder.
O poder econômico vigente, ajudado pela mídia, transformou o ser humano em um miserável objeto de produção e consumo.
No campo político, assistimos o casamento incestuoso da corrupção com o populismo. Essa união gerou monstros que aterrorizam a população.
Nos dias atuais o político é eleito graças a um marketing bem feito e com as bênçãos do capital. O marketing é um instrumento importante, mas, na política ele apenas cria uma imagem agradável ao eleitor e oculta o verdadeiro caráter do político.
A grande maioria dos políticos da atualidade não tem compromissos com verdade. Os seus discursos mudam de acordo com o tempo, com a conveniência e com a platéia. A capacidade de conferir liberdade, dignidade e