Técnico em química
O curso se destina a formação de técnicos de nível pós-médio na área de Química Industrial, com competências e habilidades para operar e controlar processos químicos industriais bem como realizar o seu controle analítico. Importantes condições de contorno são acrescidas no tocante ao conhecimento de princípios de qualidade e produtividade, dos aspectos de impactos de processos industriais no meio ambiente e dos princípios de economia aplicada à avaliação de rotas turísticas. A formação do ensino profissional de nível técnico deve ser norteada pelo perfil de habilidades e competências ditado pelas necessidades do setor produtivo. Assim sendo e por considerarmos a necessidade de aplicação das competências profissionais do Técnico em Química Industrial para além de funções de Analista Químico é que após as Diretrizes Curriculares Nacionais para um Industrial Químico, se optou pela formação de um profissional de formação generalista capaz de desempenhar as funções de Analista de Processos Industriais e Operador de Processos Industriais. As tabelas a seguir reúnem as habilidades principais de cada um das funções.
Objetivo da área de ocupação O curso Técnico em Química forma técnicos habilitados com formação teórica e prática na área de Química, capazes de ocupar cargos e funções técnicas nos setores industriais e de prestação de serviços. O técnico pode atuar em empresas e laboratórios especializados em ensaios e pesquisas para desenvolvimento de métodos e produtos, análises químicas, físico-químicas, bromatológicas, toxicológicas, padronização e controle de qualidade, tratamento de resíduos e operação, manutenção e instalação de equipamentos analíticos.
introdução
O Curso Técnico em Química visa a formar profissionais competentes para atuar na Área de Química em atividades de análise e operação de processos industriais químicos, tendo como base à evolução tecnológica, a flexibilidade de acesso, as tendências do mercado e o