`Tecnico em quimica
Após um dia de calor, nada como um bom banho, pois, alem de relaxante e refrescante, o banho nos dá uma agradável sensação de limpeza. É para satisfazer essa necessidade de higiene e limpeza que as indústrias químicas farmacêuticas fabricam e comercializam anualmente toneladas de produtos para a higiene pessoal. Os principais produtos dessa indústria são os sabões e os detergentes. Deles derivam os sabonetes, os xampus, os cremes dentais, os sabões especiais para máquinas de lavar louça e roupas, os detergentes desinfetantes o sabão comum e outros. Sem dúvida alguma, é o sabão comum o mais antigo destes produtos.
O sabão é produzido a partir de óleos e gorduras e de bases como hidróxidos de sódio e o hidróxido de potássio, que, ao reagirem, realizam o processo de saponificação. Na antigüidade a grande restrição para a produção de sabão foi à dificuldade de se produzir estas bases. A primeira comercialização do sabão deve-se, provavelmente, ao Egito, graças à facilidade de encontrar-se bicarbonato de sódio em incrustações de lagos da região.
Na Europa Central, a base utilizada para a produção de sabão era retirada das cinzas da madeira (lixívia potássica) as quais possuem um grande percentual de carbonato de potássio. Este foi, também, um processo muito utilizado pelos fenícios. A obtenção dos hidróxidos no nordeste do mediterrâneo ocorreu através da cinza de plantas marinhas (lixívia sódica), que possui grande percentual de carbonato de sódio.
Objetivo
O trabalho tem como objetivo, a obtenção um sabão biodegradável de coco em bastão para a remoção de manchas de diversos tipos
Materiais e Métodos:
Óleo de coco (ultrasol ol)
O óleo de coco virgem é um produto 100% natural de origem vegetal da espécie Cocos nucifera L.. Solidifica-se abaixo de 25° C. É prensado a