Viol ncia Brasileira
O tema: “Fraternidade: Igreja e Sociedade” apresenta um relatório das relações entre a igreja e a sociedade no Brasil. O texto base da Campanha da Fraternidade de 2015 aborda também um dos problemas atuais mais angustiantes do povo brasileiro, a violência em nossa sociedade. É um fato notório que a violência não para de crescer. O texto base mostra algumas estatísticas confiáveis sobre o tema: O país apresenta uma taxa de 20,4 homicídios por 100 habitantes. Os piores estados são: AL (55,3), ES (39,4), PA (34,6), BA (34,4) PB (32,8).
As mortes violentas se espalharam, são 50 mil mortes violentas por ano. As drogas estão entre as principais causas do aumento da violência. Os crimes esclarecidos são poucos, embora haja mais de meio milhão de presos. A maioria é jovem, negra e pobre. Por causa destes dados constantemente ouvimos debates sobre a diminuição da maioridade penal e ate sobre a pena de morte. As mortes não naturais e violentas de jovens, como acidentes, homicídio ou suicídio, cresceram 207,0%. Mas se forem consideradas só os homicídios, o aumento chega a 326,1%.
Mesmo com o crescente numero de casos de mortes violentas, outro fator importante que causa revolta na atual sociedade brasileira, é a impunidade. É preciso que se entenda que o criminoso não deve ser preso somente com a condenação. A razão da prisão não é apenas a punição/retribuição pela condenação, mas também a prevenção e tranquilidade social, pois se aquele criminoso permanecer em liberdade durante o inquérito policial ou processo, poderá continuar a praticar os crimes.
Durante a visita ao Papa Francisco no Brasil em 2013, ele chamou homens e mulheres de boa vontade para unir forças e construir um mundo melhor. Um mundo mais justo, mais fraterno, mais solidário e com mais paz.