Viol Ncia E Realidade Brasileira
ENSAIO
Violência e realidade brasileira: civilização ou barbárie? Eduardo C. B. Bittar
Universidade de São Paulo (USP)
Violência e realidade brasileira: civilização ou barbárie?
Resumo: Neste artigo, trata-se de compreender como, a partir dos estudos frankfurtianos, opera a vida no interior da sociedade moderna.
Parte-se da discussão, pela crítica, do estado atual e da conjuntura brasileira de convivência com o fenômeno da violência que, além de alarmante, revela como o Estado de Direito não se consolidou. Essa situação cria um ciclo vicioso, pois é do seu não fechamento que se extrai a fonte de inúmeras injustiças e fenômenos de desigualdade e de violência que se encontram a corroer a solidariedade social em nossos tempos.
Palavras-chave: violência, sociedade, direitos humanos.
Violence and the Brazilian Reality: Civilization or Barbarity?
Abstract: This article uses Frankfurtian studies to analyze the operation of life within modern society. It is based on a critical discussion of the current state of the Brazilian situation of conviviality with the phenomenon of violence which, in addition to being alarming, reveals how the state of law has not been consolidated. This situation creates a vicious cycle, the lack this state of law allows countless injustices and phenomena of inequality and violence that corrode social solidarity.
Key words: violence, society, human rights.
Recebido em 20.04.2008. Aprovado em 18.06.2008.
Rev. Katál. Florianópolis v. 11 n. 2 p. 214-224 jul./dez. 2008
Violência e realidade brasileira: civilização ou barbárie?
ca4. Nesse sentido, a violência se ‘produz’ e se ‘reproduz’ de modo circular, evidenciando que, se suas causas não são elaboradas e conscientizadas, perA violência tem-se tornado um dos principais fatopetua-se de modo pernicioso na dinâmica de orgares de demonstração das insuficiências do Estado de nização da vida social.
Direito no momento atual, especialmente se consideDe fato, desde há algumas décadas, a