Vinho de laranja
a) 2 litros de sumo de laranja
b) 750 g de açúcar
c) 100 ml de agua
d) Papel de Alumínio
e) Palhinhas
f) Velas
g) Fosforo
h) 2 Colherinhas de fermento de pão
i) Balde
j) 2 Facas
k) 3 Garrafas
Procedimentos
Preparacao da calda
Adicionou-se 750g de açúcar em 500 ml de água, num copo de vidro de Becker, na qual colocou-se num fugão para permitir que o açúcar se dissolve sem deixar ferver, obtendo-se a calda de açúcar e deixou-se a arrefecer num recipiente onde continha água fria, para acelerar o processo de arrefecimento da calda.
Preparacao do mosto
Com auxílio de faca, descascou-se as laranjas e esprimiu-se-as com as mãos num balde. Coou-se o suco de laranja, através de dois panos sobrepostos, para impedir a passagem das impurezas. Depois de se obter o suco coado, misturou-se com a calda de açúcar e com o fermento e agitou-se até se dissolver todo o fermento. Transferiu-se a mistura para três garrafas de vidro de 1 litro e fechou-se com tampa, com ajuda de plástico e cera de vela derretida selou-se.
No dia seguinte, furou-se as tampas das garrafas e colocou-se as palhinhas, para que as garrafas não venham a explodir durante a fermentação. Uma extremidade da mangueirinha feita de palhinhas, que entra na garrafa, não pode encostar no vinho e a outra extremidade deve ficar num recipiente com água, para não entrar em contacto com ar. Despois selou-se o local onde foi feito o furo.
Deixou-se as garrafas por um período de 28 dias, num local para ocorrer a fermentação. Depois desse período, coou-se o licor e passou-se para as garrafas limpas, onde conservou-se-as num local