Marketing
Historia
O vinho teve origem aproximadamente em 6000 a.C., sendo que se pensava ter surgido nos atuais territórios pertencentes à Geórgia ou Irã. Na Europa estima-se seu aparecimento há aproximadamente 6500 anos, na atual Bulgária ou Grécia, sendo muito comum entre gregos e romanos antigos. Baco, o deus romano e Dioniso, o deus grego, representam o vinho que ainda hoje tem o papel importante em cerimonias cristãs e judaicas como a Eucaristia e o Kidush.
Pode-se obter o vinho através da fermentação alcoólica de frutas frescas e maduras, sendo seu processo estudado pela enologia.
As práticas de fermentação para se obter um alimento existem desde as épocas mais remotas até os dias de hoje. A diferença entre as técnicas atuais e as antigas está fundada na base da tecnologia moderna e no conhecimento científico, correlacionando as causas e efeitos e controlando as variáveis, consegue melhores resultados, eliminando as possíveis interferências que podem ser prejudiciais ao produto final.
O vinho é uma bebida proveniente exclusivamente da fermentação alcoólica de uva madura ou suco de uva fresca. Porém o suco de outras frutas e alguns vegetais ou seiva de plantas, também são sujeitos à fermentação alcoólica e os produtos são igualmente referidos como vinho. Porém, devesse indicar o vinho da referida fruta (por exemplo: vinho de caju, vinho de cupuaçu, vinho de