Vigotski
Introdução:
Sigmund Freud foi um médico vienense que alterou o modo de pensar a vida psíquica. Sua contribuição é comparável a de Karl Marx na compreensão dos processos históricos e sociais. Freud ousou colocar a interioridade do homem como problema científico. A investigação sistemática desses problemas levou Freud à criação da psicanálise.
Freud especializou-se em Psiquiatria, e desde o início de sua prática médica usou a hipnose, para obter a origem dos sintomas. Posteriormente passou a usar o método catártico, e mais tarde desenvolveu a técnica de concentração. Com essa técnica, ele percebeu que as pessoas ficavam constrangidas ao tocarem em determinados assuntos, então ele chamou de repressão o processo psíquico que visa encobrir uma idéia insuportável.
Em 1900, no livro "A interpretação dos sonhos", Freud cria a primeira teoria sobre a Estrutura do Aparelho Psíquico. Essa teoria refere-se à existência de 3 instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente.
Freud em sua prática clínica, descobriu que as neuroses eram na maioria das vezes pensamentos ou desejos reprimidos, que referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida.
Freud postulou as fases do desenvolvimento sexual em: fase oral ( a zona de erotização é a boca); fase anal (a zona de erotização é o ânus); fase fálica (zona de erotização é o orgão sexual); fase genital (quando o objeto de erotização não está na pessoa, mas no outro).
No decorrer dessas fases ocorre o complexo de Édipo – acontece entre 2 e 5 anos, introduz os conceitos de ïd" e "superego[1]".
A função primordial da psicanálise é integrar os conteúdos do inconsiente na consciência, objetivando a cura e o autoconhecimento.
Enfim, podemos dizer que a palavra chave da psicanálise é a Interpretação, pois é o que se usa para atingir seus objetivos.
Sigmund Freud:
Sigismund Schlomo Freud nasceu em 6 de maio de 1856, em Freiberg,