Senai
CGE-206
1
CGE-206
Instruções gerais
•
Verifique se este caderno está completo, da página 3 à 25.
Qualquer irregularidade, comunique o examinador.
•
Cada questão tem cinco alternativas: a - b - c - d - e.
Somente uma alternativa é correta.
•
As respostas deverão ser marcadas neste Caderno de Testes e depois assinaladas na Folha de Respostas, conforme as instruções que serão dadas pelo examinador.
Exemplo:
0.
1 de 10 corresponde a
2
a. 2.
b. 4.
c. 5.
d. 8.
e. 9.
A alternativa c é a única correta.
•
2
Não vire a página. Aguarde a orientação do examinador.
CGE-206
LÍNGUA
PORTUGUESA
O texto abaixo se refere às questões de 1 a 6.
Para contar no bar: morrer de medo
Morrer de medo não é apenas força de expressão. Tem gente que morre mesmo de medo. Ou melhor, morre do coração por causa do medo. A relação entre medo e infarto é chamada de efeito Baskerville, em alusão à novela O Cão dos Baskerville, de Arthur Conan Doyle, na qual o personagem principal, sir Charles Baskerville, morre de ataque cardíaco ao ser atacado por um cachorro. Pesquisadores da
Universidade da Califórnia analisaram 47 milhões de atestados de ocidentais que morreram entre 1973 e 1998, mais 200 mil documentos de óbito de chineses e japoneses residentes nos Estados Unidos. Em milhares de casos, o medo foi um fator que contribuiu para a morte. Uma particularidade levou os estudiosos a concluir também que a superstição, o medo do inexplicável, também tem alguma relação com uma parcela das mortes. Os orientais, por exemplo, consideram o 4 o número da morte. Dito e feito: no quarto dia de cada mês, a quantidade de orientais que morreram vítimas de doenças do coração é quase 30% maior que nos demais dias.
Fonte: SCHOLZ, C. Revista Veja. jan. 2002, p. 107.
1. O texto tem por tema central a idéia de que
a. o medo é apenas força de expressão.
b. mais de 200 mil orientais morreram de medo.
c. o medo pode