Vigilânica epidemiológica
O que é a Epidemiologia?
EPI = Sobre; DEMO = População; LOGOS = Tratado “Epidemiologia”
É o estudo da distribuição e dos determinantes dos estados, ou acontecimentos relacionados à saúde em populações específicas, e a aplicação destes estudos para controle dos problemas de saúde. A ocorrência e distribuição dos eventos relacionados à saúde não se dá por acaso. Há fatores determinantes que precisam ser identificados para serem eliminados, reduzidos ou neutralizados.
Conceito antigo: Definições limitadas à preocupação com doenças transmissíveis.
Conceito atual: É o campo da ciência que estuda nas populações os vários fatores e condições que determinam a ocorrência e a distribuição dos eventos relacionados com a saúde. No sentido mais amplo é o estudo do comportamento coletivo da saúde e doença Epidemiologia e seu contexto histórico
Remetendo-nos a história da epidemiologia, de forma breve e resumida, temos diversos marcos e avanços, que culminaram para que, em 1970, fosse criado o
Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica.
A partir destes princípios foram criadas as bases para a epidemiologia moderna, com estatísticas vitais, informações sobre nascimentos, óbitos, informações sobre morbidade a partir dos dados oficiais e sem as quais não seriam possíveis as investigações etiológicas.
É interessante ainda, analisarmos alguns marcos na história da Vigilância
Epidemiológica, que se prestarmos atenção, podemos notar que ela confunde-se com a história da medicina. Para isso, vejamos a tabela abaixo:
Situação atual da Epidemiologia
Praticamente todos os agravos à saúde já foram ou estão sendo estudados através de estudos epidemilógicos;
Teoria da multicausalidade (necessidade da epidemiologia analítica);
Tornou-se claro que os agentes microbianos e físicos não eram capazes de explicar todas as questões de etiologia e prognóstico das doenças.
Incorporação dos princípios da