Vigilância Sanitária
BACHARELADO EM BIOMEDICINA
PROJETO DE PESQUISA DE SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Cajazeiras
2013
FACULDADE SANTA MARIA
BACHARELADO EM BIOMEDICINA
Hepatite A como Problema de Saúde Ambiental na Cidade de Cajazeiras
Trabalho apresentado à disciplina Saúde Ambiental e Vigilância Sanitária referente a 3ª avaliação da disciplina no semestre 2013.2.
Cajazeiras
2013
Sumário
Sumário
Introdução
A cidade de Cajazeiras apresenta-se endêmica do vírus da hepatite A
Marco Teórico
Segundo Assis et al :As hepatites virais são um importante problema de saúde pública em todo o mundo. Podem ser divididas,considerando-se as vias de transmissão, sexual e parenteral e a via entérica. São bem conhecidas nesse último grupo as hepatites por vírus A (VHA) e por vírus E (VHE).
A Hepatite Viral Aguda A é uma doença geralmente benigna, que não evolui para a cronicidade. Apesar de ser raramente associada à falência hepática fulminante, ainda é uma causa significativa de morbidade tanto nos países em desenvolvimento como nos desenvolvidos.
Estudos clínicos demonstram que a imunoglobulina e a vacina protegem os indivíduos de infecção por vírus A em qualquer lugar do mundo.
A HVA é transmitida basicamente pela via fecal-oral e tem distribuição universal, a água e os alimentos contaminados por fezes com vírus são os grandes veículos de propagação da doença. A transmissão é mais comum quando há contato pessoal íntimo e prolongado do doente com um indivíduo suscetível à infecção. Os principais fatores de risco são o convívio familiar e agrupamentos de pessoas. Água contaminada pode provir de esgotos que, de alguma forma, entram em contato com os alimentos. O vírus A geralmente sobrevivem de 12 semanas a 10 meses na água, viajar para países endêmicos é outro fator de risco.
O Brasil é